<b>Pedagogical innovation with the use of ICT: perceptions of faculty members from Brazil, Spain and Mexico about their practices

  • Rogério Arruda Universidade Federal do Rio Grande http://orcid.org/0000-0002-6632-1080
  • Martha Prata-Linhares Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Joaquín Paredes Universidad Autónoma de Madrid

Resumo

This article emerges from an exploratory qualitative study conducted with faculty members from higher education institutions in Brazil, Spain and Mexico. The goal of the study was to analyse the perceptions of faculty members from the looked at institutions, on pedagogical innovation resulting from the use of Information and Communication Technologies (ICT) in their teaching practices. The data were collected through a semi-structured questionnaire forwarded by e-mail. Content analysis technique was used to study the data. Results showed three types of perceptions held by faculty members in relation to pedagogical innovations arising from the use of ICT in their practices. Most firmly believe and identify innovations resulting from the use of ICT. A smaller number of participants also identify innovations, but point out that, in addition to the use of ICT, they are the result of the teacher's attitude. There is also the opinion related to the saturated use of ICT, without the perception of innovation.

 

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Biografia do Autor

Rogério Arruda, Universidade Federal do Rio Grande
Doutor e mestre em Educação Ambiental. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM (2017) e pós-doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014). No estudo de doutoramento, investigou os usos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação docente nos Programas de Pós-graduação em Educação Ambiental da FURG, no Brasil, e no Doctorado Interuniversitario en Educación Ambiental, na Espanha. Foi bolsista da ANPEd, por conta de projeto aprovado no edital nº 002/2006 da ANPEd/MEC/SECAD. Atuou como professor/orientador convidado na Universidade Nacional Autónoma de México - UNAM (2012) no Programa Formación Mediante Creatividad, para docentes das escolas normais do México. Tem colaborado, desde 2015, com a Escuela Normal de Tlalnepantla (México) na formação de futuros docentes, explorando as possibilidades de articulação entre a Educação Ambiental e as TIC. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Cultura, prática educativa e formação de professores, da FURG (desde 2004) e do LAPEPSO - Laboratório de Pesquisa e Estudos em Psicologia Social, da FURG (desde 2004). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental e Formação docente com o uso das TIC.
Martha Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Doutora e Mestre em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado- sanduiche na Universidade de Queens, Ontário, Canadá (2005/2006). Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de Brasília (UnB). Curso de aperfeiçoamento na Faculdade de Educação, Project Zero, da Universidade de Harvard, Cambridge, EUA (1999 e 2001). Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFTM. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM nos biênios 2013/2014 e 2015/2016 . Associada a ANPED (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a AERA (American Educational Research Association). É consultora ad-hoc de periódicos especializados nacionais e internacionais. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching (ICET) desde 2012. Regional Vice-President da América do Sul do International Council for Education on Teaching (ICET) desde 2013 e Pesquisadora do Comitê Executivo do International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) para o período 2015-2017. Lidera o grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Formação de Professores, Cultura Digital e Aprendizagem. Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores na relação com os temas: tecnologias digitais, currículo, inovação e arte/educação.
Joaquín Paredes, Universidad Autónoma de Madrid
Doutor em Pedagogia. Professor Titular da Facultad de Formación de Profesorado y Educación (Universidad Autónoma de Madrid - UAM). É subdiretor do Departamento de Didáctica y Teoría de la Educación e Secretário Geral da Sociedad Española de Pedagogía. Foi Vice-decano da Faculdade de Educação, Diretor do Departamento de Didática e Diretor de Pós-graduação de Educação da UAM. Diretor do grupo de investigação FORPROICE (UAM) sobre inovação e formação docente (2011-14). Tem colaborado com inúmeras universidades espanholas (como a Internacional Menéndez Pelayo, Alcalá, Complutense, Castilla La Mancha, Alfonso X, Pontificia de Comillas, Valladolid e País Vasco) no desenvolvimento de cursos de capacitação e aperfeiçoamento em Tecnologias da Informação e Comunicação de docentes. Também tem colaborado com diversas universidades e entidades latinoamericanas, como a Fundación Televisa (México), as escolas normais dos Estados de México, Michoacán y Guerrero (México), UNID (México), UNAM (México), Universidad Veracruzana (México), Universidade Federal do Rio Grande – FURG (Brasil), Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (Brasil), Universidad de Concepción (Chile) e Universidad de la República (Uruguai), com cursos sobre o papel do docente contemporâneo, narrativas digitais, blended learning e processos de utilização das TIC em Educação em Valores e Educação Ambiental. Professor Visitante da Universidad de Girona (Espanha) e da Universidad de la República (Uruguai). Membro do conselho editorial/científico de diversas revistas nacionais e internacionais. Membro de vários comitês científicos, entre outros o Assessor de Formação Virtual da UAM (2008-10), Diretor da sociedade científica Rute (http://www.rute.edu.es) (2006-12). Avaliador espanhol e internacional de projetos (governos da Argentina e Uruguai). Suas linhas de pesquisa versam sobre formação pedagógica inicial e continuada do docente,  tecnologia educativa, didática e inovação.
Publicado
2018-06-15
Como Citar
Arruda, R., Prata-Linhares, M., & Paredes, J. (2018). <b&gt;Pedagogical innovation with the use of ICT: perceptions of faculty members from Brazil, Spain and Mexico about their practices. Acta Scientiarum. Education, 40(3), e36217. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i3.36217
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas