<b>Redenção e integração: Vittorio Buccelli e a escola na zona colonial italiana

  • Luis Fernando Beneduzi Universidade Ca' Foscari de Veneza
Palavras-chave: viajantes e uropeus, imigração italiana, representação, educação positivista, propaganda imigratória

Resumo

No início do século XX, o deputado italiano Vittorio Buccelli empreendeu uma viagem – a convite do Partido Republicano Riograndense (PRR) – pelo Rio Grande do Sul. O relatório de sua estadia no sul do Brasil foi publicado em Milão, em 1906, e apresentado na exposição internacional que ocorreu no mesmo ano, naquela cidade. Marcado pela política expansionista italiana da virada dos séculos XIX-XX e pela propaganda do PRR, a obra procura enaltecer o Rio Grande do Sul como espaço imigratório, com grandes condições para a ascensão social do imigrante. Buccelli busca, a todo o momento, criar a imagem de um Brasil europeu, ou melhor, um espaço geográfico e humano com uma qualidade de vida muito maior do que aquela do velho continente, ou ainda não destruída pelos problemas sociais que afligiam a Europa. Em sua elaboração de uma representação positivada do Rio Grande como espaço propício para receber a mão de obra imigrante e os investimentos dos capitalistas da Península, a imagem que o autor construiu da escola funcionou como um dos elementos de comprovação de seu discurso ufanista.

 

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Biografia do Autor

Luis Fernando Beneduzi, Universidade Ca' Foscari de Veneza

Professos Associado de História e Instituições das Américas

Departamento de Estudos Linguísticos e Culturais Comparados

Publicado
2015-05-15
Como Citar
Beneduzi, L. F. (2015). <b&gt;Redenção e integração: Vittorio Buccelli e a escola na zona colonial italiana. Acta Scientiarum. Education, 37(2), 117-128. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.22195
Seção
História da Educação