<b>Pedagogia surda e bilinguismo: pontos e contrapontos na perspectiva de uma educação inclusiva

  • Eliziane Manosso Streiechen Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Cibele Krause-Lemke Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro-Oeste
Palavras-chave: surdos, inclusão, escola bilíngue, pedagogia surda

Resumo

O objetivo deste ensaio é discutir a inclusão de surdos em salas de aula de escolas comuns, à luz do ordenamento legal em vigor, que se encontra assentado em uma perspectiva educacional inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa com levantamento bibliográfico pertinente ao tema, com respaldo nos principais documentos da área da surdez a partir de 2002, percorrendo a oficialização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio da Lei 10.436 até 2014, por ocasião do ‘Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa’. Dessa forma, propõe-se a apresentar a perspectiva de inclusão do Ministério da Educação (MEC) e da comunidade surda, as quais são opostas. As metodologias do bilinguismo e da pedagogia surda são apresentadas como propostas que respeitam a diferença linguística e cultural dos surdos e, consequentemente, proporcionam-lhes um efetivo processo de educação escolarizada,ao passo que a inclusão desses educandos nas mesmas salas de aula de ouvintes, com as mesmas estratégias metodológicas, tem ocasionado um número crescente de surdos analfabetos sem condições de evoluírem em seus estudos e em outros aspectos da vida. .

 

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Biografia do Autor

Eliziane Manosso Streiechen, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora da Disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), lotada no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste Campus de Irati/Paraná – UNICENTRO. 

Cibele Krause-Lemke, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE – UNICENTRO.
Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
Professora Adjunta da Universidade Estadual Paulista Campus de Marília Departamento de Fonoaudiologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE da UNICENTRO/Guarapuava/PR.
Gilmar de Carvalho Cruz, Universidade Estadual do Centro-Oeste
Professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG.
Publicado
2016-12-15
Como Citar
Streiechen, E. M., Krause-Lemke, C., Oliveira, J. P. de, & Cruz, G. de C. (2016). <b&gt;Pedagogia surda e bilinguismo: pontos e contrapontos na perspectiva de uma educação inclusiva. Acta Scientiarum. Education, 39(1), 91-101. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.26066
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas