<b>A inclusão na formação inicial de professores de matemática

  • Sani de Carvalho Rutz da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski Faculdade Guairacá
  • Elsa Midore Shimazaki
Palavras-chave: educação inclusiva, formação do professorado, ensino de matemática

Resumo

 Este artigo apresenta como tema a formação inicial de professores de Matemática e a inclusão de estudantes com deficiência no ensino regular. Tem como objetivo analisar práticas na formação inicial de professores de Matemática para exercer no futuro o seu ensino, tendo como objetivo a inclusão escolar e social dos estudantes com deficiência, em uma instituição privada de Ensino superior do Paraná. Este estudo apresenta um enfoque qualitativo, utilizando como estratégia a pesquisa aplicada. Foram propostas aos acadêmicos entrevistas com profissionais que atuam na Educação Especial e professores de Matemática que têm estudantes com deficiência incluídos nos seus grupos regulares; aulas sobre braille e soroban e adaptações de materiais. Os resultados mostram que fornecer aos futuros professores conhecimentos sobre a inclusão de pessoas com deficiência pode contribuir à reflexão da prática pedagógica frente às diferenças e, assim, promover uma educação verdadeiramente inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sani de Carvalho Rutz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Campus Ponta Grossa
Av. Monteiro Lobato, Km 04
CEP: 84.016-210 Ponta Grossa-PR - Brasil
Lúcia Virginia Mamcasz Viginheski, Faculdade Guairacá
Professora formada em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996). Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998). Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Doutoranda em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é docente dos Colegiados de Matemática e Pedagogia da Faculdade Guairacá e docente da Escola Professora Julita, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Guarapuava-PR. Tem experiência na área de Educação, Ensino Superior e Educação Básica, com ênfase em Educação Matemática e Educação Especial, área Deficiência Visual.
Elsa Midore Shimazaki
Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. É professora Associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Faz parte do grupo de pesquisa Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar e é líder do grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Letramento. Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no Programa e Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá.
Publicado
2018-06-15
Como Citar
Silva, S. de C. R. da, Viginheski, L. V. M., & Shimazaki, E. M. (2018). <b&gt;A inclusão na formação inicial de professores de matemática. Acta Scientiarum. Education, 40(3), e32210. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i3.32210
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas