<b>Biografia e Cinema na História da Educação: aspectos da profissão docente no filme ‘São João Batista de La Salle: padroeiro dos professores’
Resumo
Este artigo aborda, a partir do filme São João Batista de La Salle: padroeiro dos professores, os caminhos da profissão docente no século XVII, destacando a presença da Igreja nesse cenário e o método simultâneo utilizado pela congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs. Temos como objetivo pensar o filme como fonte e objeto para a História da Educação, considerando suas potencialidades educativas e os usos que foram feitos desse tipo de mídia por diferentes grupos e atores sociais. Como o filme aqui abordado trata-se de uma biografia, este conceito, assim como o de representação, tornaram-se basilares no trabalho para pensar, a partir da vida de um sujeito, questões, processos, articulação, redes, tensões e disputas que estavam em jogo no cenário educacional francês no século XVII. A discussão põe em evidência a relação entre religião, mídia e educação que ganhou acento a partir da Modernidade, com suportes como o livro, revista, jornais, rádio, cinema, tv e, hoje, a internet. A produção da obra é, portanto, indicativa da posição que a Igreja estabeleceu e vem estabelecendo com o cinema, não apenas sendo refratária, mas utilizando-o pedagogicamente pelo seu potencial formativo de largo alcance.
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