Letramento acadêmico e posicionamento autoral em artigos científicos: contribuições para o ensino do gênero

Palavras-chave: pessoalidade, impessoalidade, autoria, ensino

Resumo

Neste artigo, objetiva-se investigar o posicionamento autoral revelado pelo emprego de marcas de pessoalidade e de impessoalidade em artigos científicos de três áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Engenharias, tendo como ponto de partida a primeira área aqui listada. O aporte teórico utilizado insere-se nas abordagens do letramento como práticas sociais de uso da escrita e, mais estritamente, o letramento acadêmico como as práticas específicas da esfera universitária. Nesse quadro, buscou-se mapear as ocorrências de pessoalidade (reveladas pelo emprego de primeira pessoa do discurso – ‘nós’) e de impessoalidade (reveladas pelo emprego de terceira pessoa – ‘se’). Para a concretização dessa meta, optou-se por adotar uma metodologia de cunho qualiquantitativo, adotando a técnica da análise de conteúdo. Concluiu-se, entre outros aspectos, que, na área de Ciências Sociais Aplicadas, há uma relativa flexibilidade no emprego da pessoalidade em relação à impessoalidade textual; nas áreas de Educação e de Engenharias, a preferência é pela pessoalidade e pela impessoalidade, respectivamente. Trata-se de um estudo que pode contribuir significativamente para o ensino e a pesquisa no âmbito das práticas letradas universitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal Minas Gerais

Adilson Ribeiro de Oliveira é professor Titular de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal Minas Gerais (IFMG – Campus Ouro Branco). Possui metrado em Pedagogia Profissional (ISPETP – Cuba) e doutorado em Letras (PUC Minas). Seus interesses de estudo inserem-se no campo da Linguística Aplicada, envolvendo abordagens relacionadas à leitura, à produção de textos, aos letramentos escolares, profissionais e universitários. 

Bárbara Martins Ferreira Valim, Instituto Federal Minas Gerais
Graduanda em Bacharelado em Administração no Intituto Federal Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco). 
Cláudia Lopes Santos Pereira Costa, Instituto Federal Minas Gerais
Graduanda em Bacharelado em Administração no Intituto Federal Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco). Bolsista de Iniciação Científica (IFMG).
Lucy Martins Ferreira Valim, Instituto Federal Minas Gerais
Graduanda em Bacharelado em Administração no Intituto Federal Minas Gerais (IFMG - Campus Ouro Branco). 
Publicado
2019-04-24
Como Citar
Oliveira, A. R. de, Valim, B. M. F., Costa, C. L. S. P., & Valim, L. M. F. (2019). Letramento acadêmico e posicionamento autoral em artigos científicos: contribuições para o ensino do gênero. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e45123. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.45123
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas