Genius loci: ensaio sobre o lugar da Diferença na educação para todos

Palavras-chave: diferença; diversidade; inclusão; educação inclusiva.

Resumo

Neste ensaio, a partir das contribuições da Filosofia da Diferença e da apropriação da ideia de genius loci, construímos o texto com o objetivo de indagarmos acerca do lugar da diferença na educação para todas as pessoas, tendo a diferença e a liberdade como valores humanos. Na Roma antiga, pensava-se que todo ser independente, dispunha de um espírito guardião. Um espírito que brindava vida às pessoas e aos lugares, e que os fazia companhia desde o nascimento até o dia final. Esse mesmo espírito também afirmava a natureza e a essência das pessoas e dos lugares. Este é o conceito de genius loci que acolhemos para este artigo. A presença singular do genius loci importa em acontecimento, movimento e autonomia. Os lugares são passíveis de transformações enquanto que o genius loci não se encontra condicionado a mudar do lugar ou desaparecer. No horizonte revolucionário e esperançoso dos que escolhem defender e lutar por uma educação libertadora, democrática e inclusiva para todas as pessoas, o ‘genius Diferença’ nos convida à resiliência e ao empoderamento de cada educador para que faça a diferença na constituição humana daqueles que chegam às suas mãos como seus aprendizes.

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Publicado
2021-12-16
Como Citar
Orrú, S. E. (2021). Genius loci: ensaio sobre o lugar da Diferença na educação para todos. Acta Scientiarum. Education, 44(1), e52072. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52072
Seção
História e Filosofia da Educação