Visualização de dados em softwares de apoio a análise qualitativa

Palavras-chave: QDAS; CAQDAS; representações gráficas; pesquisa qualitativa; tecnologia digital; produção científica

Resumo

Esse texto é resultado de uma pesquisa desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes (Unit), em parceria com a Universidade de Aveiro, Portugal, no ano de 2019 e 2020. O objetivo buscou descrever como a Visualização de Dados (VD) é representada na análise de dados qualitativos com o apoio de Qualitative Data Analysis Software (QDAS). Para alcançar este objetivo chegamos, por meio de critérios de inclusão/exclusão a 7 (sete) softwares frequentemente utilizados na atualidade, buscando compreender quais são as representações de VD mais frequentes em QDAS, a sua estruturação e como podem contribuir para as fases de organização e análise, em um cenário que pode variar de pequenas a grandes quantidades de dados.  Os resultados apontam que os QDAS são uma possibilidade de apoio ao pesquisador para visualizar os dados qualitativos analisados com transparência, por meio de representações de Visualização de Dados que se destacaram em table, charts, mapas, e representações com movimentos. Também foi observado durante as analyses, que cada software oferta representações de maneiras distintas, e que o tipo de interação do usuário/pesquisador com as representações geradas, vem sendo um fenômeno exclusivo das tecnologias digitais, que busca aprimorar visualmente a forma pela qual a produção científica pode melhor circular a produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, L. R. S. A., Linhares, R. N., Costa, A. P., & Almeida, C. A. (2019). The use of qualitative data analysis software in brazilian educational papers. International Conference in Engineering Applications (ICEA), 1-7. DOI: https://doi.org/10.1109/CEAP.2019.8883493

Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida (Plínio Dentzien, Trad). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.

Cairo, A. (2008). Infografia 2.0: visualización interactiva de información en prensa. Madrid, ES: Alamut.

Card, S. K., Mackinlay, J. D., Shneiderman, B., & Card, M. (1999). Readings in information visualization: using vision to think. San Francisco, CA: Morgan Kaufmann Publishers Inc.

Costa, A., & Reis, L. (2017). Vantagens e desvantagens do uso de software na análise de dados qualitativos. RISTI, (23), ix-xii. DOI: https://doi.org/ 10.17013/risti.23.0.

Freitas, C. M. D. S., Chubachi, O. M., Luzzardi, P. R. G., & Cava, R. A. (2001). Introdução à visualização de informações. Revista de Informatica Teórica e Aplicada, 8(2), 143-158. DOI: https://doi.org/10.5216/vis.v9i2.19844

Giddens, A. (1991). As consequências da modernidade (Raul Fiker, Trad.). São Paulo, SP: Unesp.

Lage, M. C. (2011). Os softwares tipo CAQDAS e a sua contribuição para a pesquisa qualitativa em educação. Educação Temática Digital, 12(2), 42-58. DOI: https://doi.org/ 10.20396/etd.v12i2.1187

Lage, M. C., & Godoy, A. S. (2008). O uso do computador na análise de dados qualitativos: questões emergentes. Revista de Administração Mackenzie, 9(4) 75-98. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-69712008000400006

Lemos, A. (2011). Ciborgues, Cartografias e Cidades: algumas reflexões sobre teoria Ator-Rede e Cibercultura. Revista de Linguagens, 42, 75-87.

Lemos, A., & Lévy, P. (2010). O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo, SP: Paulus.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. Rio de Janeiro, RJ: Ed. 34.

Lipovetsky, G. (2004). Os tempos hipermodernos (Mário Vilela, Trad.). São Paulo, SP: Editora Barcarolla.

Lipovetsky, G. (2016). Da leveza para uma civilização do ligeiro. Lisboa, PT: Edições 70

Nascimento, H., & Ferreira, C. (2011). Uma introdução à visualização de informações. Visualidades, 9(2) 13-43. DOI: https://doi.org/ 10.5216/vis.v9i2.19844

Pereira, F. P. A. (2015). Big Data e Data Analysis: visualização de informação (Dissertação de Mestrado). Universidade do Minho, Escola de Engenharia, Portugal.

Santaella, L. (2003). Da cultura das mídias à cibercultura: O advento dos pós-humano. Revista FAMECOS, 23-32. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.22.3229

Publicado
2021-12-16
Como Citar
Andrade, L. R. dos S., Linhares, R. N., Costa, A. P., & Souza, F. S. do C. (2021). Visualização de dados em softwares de apoio a análise qualitativa. Acta Scientiarum. Education, 44(1), e52857. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.52857
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas