Educação do Campo no marco do estado capitalista: a realidade de Vitória da Conquista/BA

  • Elisângela Andrade Moreira Cardoso Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ivanei de Carvalho dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia https://orcid.org/0000-0003-0217-3805
Palavras-chave: educação do campo; estado capitalista; políticas públicas.

Resumo

Esta pesquisa apresenta a singularidade da Educação do Campo no município de Vitória da Conquista/BA e várias leituras conduziram as discussões, ancoradas no Materialismo Histórico Dialético. A pesquisa foi realizada em Escolas do Campo do referido município, em que se observou a implementação dos programas do Plano de Ações Articuladas (PAR), as condições físicas das escolas e o transporte escolar. Vale frisar que o referido município possui um quantitativo maior de escolas nos espaços campesinos do que nos espaços urbanos. Os resultados demonstram que as políticas públicas para a Educação do Campo são necessárias, porém, essa modalidade expõe limitações e aponta ainda, que o sistema de educação se encontra amarrado à dominação e exploração por parte da classe dominante, ante aos que divergem dos paradigmas dessa classe. Para romper com esse estigma, é preciso defesa em favor de uma Educação do Campo emancipatória que possa superar a fragmentação do conhecimento, bem como na libertação da alienação provocada pelo sistema capitalista e a garantia de uma educação que esteja, de fato, a serviço do desenvolvimento das populações do campo, valorizando suas culturas e peculiaridades.

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Publicado
2022-05-31
Como Citar
Cardoso, E. A. M., Santos, I. de C. dos, & Santos, A. R. dos. (2022). Educação do Campo no marco do estado capitalista: a realidade de Vitória da Conquista/BA. Acta Scientiarum. Education, 44(1), e54080. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v44i1.54080
Seção
História e Filosofia da Educação