O processo de compartilhamento do conhecimento em cursos de graduação EaD: uma análise da relação inLintra e entre setores

Palavras-chave: ciclo do conhecimento; educação a distância; processo de comunicação.

Resumo

Cada vez mais, detecta-se a importância de comunicação e compartilhamento adequado das informações entre os diferentes agentes que constroem conteúdos de aprendizagem. Caso contrário, o conhecimento pode chegar de forma fragilizada e/ou segmentada aos discentes, por meio dos diferentes canais, como aulas, material didático, ambiente virtual de aprendizagem, dentre outros. Este estudo tem o objetivo geral de analisar o processo de comunicação intra e entre setores de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no estado do Paraná. A pesquisa é de natureza aplicada com abordagem quantitativa e, para atender aos objetivos propostos, foi aplicado um questionário on-line junto aos colaboradores dos diferentes setores da IES do estudo de caso, com uma posterior análise estatística dos dados coletados e com apoio da ferramenta Google Forms. O resultado da análise é um panorama sobre os processos de comunicação e compartilhamento do conhecimento dessa IES, identificando que os profissionais da tutoria off-line e os outros profissionais (coordenador, tutor pedagógico, tutor on-line e professor formador) devem procurar estar em sinergia durante o fechamento de cada uma das disciplinas, bem como com a efetividade das atividades disponibilizadas para os discentes, a fim de que se possa promover o refinamento contínuo desses materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Asian Productivity Organization [APO]. (2020). Knowledge management: tools and techniques manual. Tokyo, JP: APO.

Bentes, R. F. (2009). A avaliação do tutor. In F. M. Litto, & M. Formiga (Orgs.), Educação a distância: o estado da arte (p. 166-170). São Paulo, SP: Pearson.

Bento, J. C. (2016). Análise do nível de implantação e alcance das práticas da gestão do conhecimento em instituição privada de ensino superior (Dissertação de Mestrado). Centro Universitário de Maringá, Maringá.

Brasil. (2007). Referenciais de qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, DF: MEC.

Calvi, G. C. (2019). O compartilhamento do conhecimento em um sistema de educação a distância: uma análise da relação intra e entre-setores (Dissertação de Mestrado). Centro Universitário de Maringá, Maringá.

Calvi, G. C., Almeida, I. C., & Dal Forno, L. F. (2020). A estrutura e o processo de compartilhamento do conhecimento entre agentes do sistema EAD de uma Instituição de Ensino Superior Privada. Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância, 12(21), 3-24. DOI: https://doi.org/10.29327/3860.12.21-1

Cheng, E. C. K., & Lee, J. C. K. (2016). Knowledge management process for creating school intellectual capital. The Asia-Pacific Education Researcher, 25(4), 559-566. DOI: https://doi.org/10.1007/s40299-016-0283-4

Choo, C. W. (2006). A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões (2. ed.). São Paulo, SP: Senac.

Cunha, L. M. A. (2007). Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na medição de atitudes (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa, Lisboa.

Dalkir, K. (2005). Knowledge management in theory and practice. Londres, GB: Routledge.

Dalkir, K. (2017). Knowledge management in theory and practice (3rd ed.). Londres, GB: Routledge.

Disterer, G. (2001). Individual and social barriers to knowledge transfer. In 34th Hawaii Int. Conference on System Sciences (HICSS). Maui, HI: IEEE.

Feitosa, M. O. (2015). Importância do capital intelectual em uma instituição de ensino superior de uma cidade do nordeste brasileiro (Dissertação de Mestrado). Universidade Potiguar, Natal.

Fleury, M. T. L., & Werlang, S. R. C. (2016). Pesquisa aplicada: conceitos e abordagens. In Anuário de Pesquisa GVPesquisa. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/apgvpesquisa/article/view/72796

Ghani, S. R. (2009). Knowledge management: tools and techniques. DESIDOC Journal of Library & Information Technology, 29(6), 33-38. DOI: https://doi.org/10.14429/djlit.29.6.276

Gil, A. C. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa (5. ed.). São Paulo, SP: Atlas.

Ipe, M. (2003). Knowledge sharing in organizations: a conceptual Framework. Human Resource Development Review, 2(4), 337-359. DOI: https://doi.org/10.1177/1534484303257985

Lenzi, G. K. S. (2014). Framework para o compartilhamento do conhecimento na gestão de tutoria de cursos de educação a distância (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Lin, H. F. (2007). Effects of extrinsic and intrinsic motivation on employee knowledge sharing intentions. Journal of Information Science, 33(2), 135-149. DOI: https://doi.org/10.1177/0165551506068174

Moresi, E. A. D., & Mendes, S. P. (2010). Compartilhamento do conhecimento em portais corporativos. Transinformação, 22(1), 19-32.

Nunes, C. S. (2013). O compartilhamento de conhecimento entre os agentes de um curso na modalidade EaD: um estudo de caso (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Nunes, C. S., Pacheco, A. S. V., Nakayama, M., Melo, P. A., & Rissi, M. (2011). Criação e compartilhamento do conhecimento em EaD. Revista Novas Tecnologias na Educação, 9(1), 1-10. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.21899

Sampieri, R. H., Collado, C. F., & Lucio, P. B. (2006). Metodologia da pesquisa (3. ed.). Porto Alegre, RS: AMGH.

Santos, I. E. (2005). Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica (5. ed.). Niterói, RJ: Impetus.

Schuelter, G. (2010). Modelo de educação a distância empregando ferramentas e técnicas de gestão do conhecimento (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Takeuchi, H., & Nonaka, I. (2008). Gestão do conhecimento. Porto Alegre, RS: Bookman.

Wiig, K. M. (1999). What future knowledge management users may expect. Journal of Knowledge Management, 3, 155-165. DOI: https://doi.org/10.1108/13673279910275611

Publicado
2023-11-30
Como Citar
Calvi, G. C., Rosa, J. G., Almeida, I. C. de, & Sartori, V. (2023). O processo de compartilhamento do conhecimento em cursos de graduação EaD: uma análise da relação inLintra e entre setores. Acta Scientiarum. Education, 46(1), e61972. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.61972
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas