A investigação interdisciplinar em um programa de pós-graduação: o que um corpus de dissertações no sul do Brasil nos diz? (2015-2018)

Palavras-chave: interdisciplinaridade; pesquisa; Brasil.

Resumo

Neste artigo, buscamos pontuar o status da interdisciplinaridade no âmbito de investigações de pós-graduação no Brasil, com o interesse de perceber de que interdisciplinaridade se fala e que interdisciplinaridades possíveis são operadas no âmbito institucional de pós-graduação, no processo de produção do conhecimento e na tessitura de textos de defesa. Para isso, utilizamos um corpus de 105 dissertações de mestrado defendidas entre 2015 e 2018 no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná em cotejo com uma discussão bibliográfica mais ampla sobre os desafios da interdisciplinaridade e sua institucionalização no país. O artigo aponta para a permanência de tensões entre disciplinaridade e interdisciplinaridade, bem como para a necessidade de continuidade de análise reflexiva sobre o tema no interior dos próprios programas de pós-graduação interdisciplinares.

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Publicado
2024-12-11
Como Citar
Klanovicz, J., Machado, R. de O., Amaral, M. N. do, & Lacerda, S. M. N. (2024). A investigação interdisciplinar em um programa de pós-graduação: o que um corpus de dissertações no sul do Brasil nos diz? (2015-2018). Acta Scientiarum. Education, 47(1), e62605. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.62605
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas