A pesquisa arquivística e o gesto problematizador em Foucault

Palavras-chave: archivo; procedimiento; investigación.

Resumo

Michel Foucault utilizou diversas ferramentas analíticas em suas pesquisas, mas um gesto investigativo esteve presente em todo o seu percurso arqueogenealógico: a problematização. Considerando esta noção, este texto tem como objetivo arquivar alguns gestos problematizadores de Michel Foucault na obra A hermenêutica do sujeito (2010a), a qual reúne suas aulas ministradas no Collège de France no período 1981-1982. O arquivamento deu-se pela leitura sistemática das aulas deste curso, a fim de identificar todos os problemas postos por Michel Foucault. Os problemas foram suspendidos como enunciados, como elementos do arquivo, sendo possível observar seu funcionamento ao longo das aulas. Cada problema foi localizado na obra a partir dos seguintes marcadores: página do livro, hora (1A ou 2A), data da aula (dia/mês/ano). Os problemas abordados por Foucault no decorrer do curso e rastreados no conjunto da obra foram arquivados em quatro categorias: a) problema disparador da investigação; b) problemas de ordem histórico-procedimental; c) problemas lançados ao presente; d) problemas lançados ao arquivo. O gesto investigativo-problematizador de Michel Foucault, atrelado à pesquisa arquivística, pode ser tomado como uma maneira de investigar em que a forma do problema se coloca em jogo ao longo de todo o processo de pensamento. A problematização foucaultiana não se dá apenas pelo problema disparador, que se modifica ao longo da investigação, mas também pela localização de problemas lançados ao próprio arquivo. Este texto pode funcionar como um arquivo das problematizações do curso A hermenêutica do sujeito, de Michel Foucault (2010a), um apoio de leitura para outras investigações.

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Referências

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Publicado
2023-08-10
Como Citar
Munhoz, A. V., & Ribeiro, I. W. (2023). A pesquisa arquivística e o gesto problematizador em Foucault. Acta Scientiarum. Education, 45(1), e66370. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.66370
Seção
Chamada Temática - Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas: fraturas, aberturas e