Competências da cultura democrática do conselho da Europa: como é interpretada a partir da formação de professores
Resumo
O interesse em construir uma cultura democrática que seja cada vez mais ampla e profunda é entendido como uma tarefa urgente. Nesse sentido, as instituições educacionais, os professores e, como tal, os programas de formação inicial oferecidos pelas universidades desempenham um papel central nessa construção. Na tarefa de construir uma cultura democrática, instituições supranacionais como a Comissão Europeia e a União Europeia fazem esforços contínuos para criar referenciais orientados para esse objetivo, como as Competências para a Cultura Democrática. Por esse motivo, estudar a incorporação dessas competências nos programas de formação de professores é pertinente e necessário. Este artigo é o resultado de uma pesquisa qualitativa que analisou como as Competências para a Cultura Democrática (CDC), propostas pela União Europeia e pelo Conselho da Europa, são refletidas no curso de Educação Primária da Universidade Autônoma de Barcelona. A análise foi conduzida seguindo as diretrizes da análise de conteúdo utilizando o software Nvivo. A análise mostra a existência de um quadro geral que promove a incorporação das CDC no curso analisado, com predominância do trabalho em habilidades e valores em comparação com outros tipos de competências.
Downloads
Referências
Andreotti, V. (2006). Soft versus critical global citizenship education. Policy & Practice-A Development, 3, 40–51.
Congres de los Diputados. (2001). Ley Orgánica 6/2002, de 27 de junio, de Partidos Políticos. Madrid, ES: Agencia Estatal Boletín Oficial del Estado.
Consejo de Europa [CoE]. (2018). Marco de referencia de las competencias para una cultura democrática (Volumen 1. Contexto, conceptos y modelo). Estrasburgo, FR: Concejo de Europa.
Convenio sobre Reconocimiento de Cualificaciones relativas a la Educación Superior en la Región Europea. (1997, 11 de abril). Lisboa. Recuperado de https://bitlybr.com/Cfp
Cortina, A. (2003). Ciudadanos del mundo: hacia una teoría de la ciudadanía (3. reimpr.). Madrid, ES: Alianza.
Council of Europe. (2019). Learning to live together. Council of Europe report on the state of citizenship and human rights education in Europe. In accordance with the objectives and principles of the Council of Europe Charter on Education for Democratic Citizenship and Human Rights Education. Strasbourg, FR: Council of Europe.
Council of the Europe. (2017). Learning to live together. Council of Europe Report on the state of citizenship and human rights education in Europe. Strasbourg, FR: Council of Europe
Declaración de Bolonia. (1999). Declaración de Bolonia. Recuperado de http://www.educacion.gob.es/boloniaensecundaria/img/Declaracion_Bolonia.pdf
Declaración de La Sorbona. (1998). París, 25 de mayo de 1998. Recuperado em 19/10/2022 de http://www.eees.ua.es/documentos/declaracion_sorbona.htm
Delanty, G. (1997). Models of citizenship: defining european identity and citizenship. Citizenship Studies, 1(3), 285-303. DOI: https://doi.org/10.1080/13621029708420660
Faulks, K. (2000). Citizenship. London, GB: Routledge.
Gárces, M. (2016). Fuera de clase: textos de filosofía de guerrilla. Barcelona, ES: Galaxia Gutenberg.
González-Valencia, G. A., & Morillo, S. (2018). Representaciones sobre el desarrollo del pensamiento crítico en maestros en formación. Revista Brasilera de Educação, 23, e230086. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782018230086
González-Valencia, G. A., & Santisteban, A. S. (2016). La formación ciudadana en la educación obligatoria en Colombia: entre la tradición y la transformación. Educación Y Educadores, 19(1), 89-102
González-Valencia, G. A., Martínez, M. B., & Ortega-Sanchéz, D. (2020). Global citizenship and analysis of social facts: results of a study with pre-service teachers. Social Sciences, 9, 65-84. DOI: https://doi.org/10.3390/socsci9050065
Isin, E. F., & Turner, B. S. (2002). Handbook of citizenship studies. London, GB: Sage.
Krippendorff, K. (2004). Content analysis: an introduction to its methodology (2nd ed.). London, GB: Sage.
Kymlicka, W., Norman, W (1997). El retorno del ciudadano. Una revisión de la producción reciente en teoría de la ciudadanía en la política. La política: revista de estudios sobre Estado y la Sociedad (Ciudadanía: el debate contemporáneo), 3, 5-40.
Lilley, K., Barker, M., & Harris, N. (2017) The global citizen conceptualized: accommodating ambiguity. Journal of Studies in International Education, 21(1), 6-21. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315316637354
Massip, M., & Santisteban, A. S. (2020). A educação para a cidadania democrática na Europa. Revista Espaço do Currículo, 13(2), 142-152. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51513
Ministerio de Educación y Ciencia. (2007a). Orden ECI/3857/2007, de 27 de diciembre, por la que se establecen los requisitos para la verificación de los títulos universitarios oficiales que habiliten para el ejercicio de la profesión de Maestro en Educación Primaria. Madrid, ES: Agencia Estatal Boletín Oficial del Estado.
Ministerio de Educación y Ciencia. (2007b). Real Decreto 1393/2007, de 29 de octubre, por el que se establece la ordenación de las enseñanzas universitarias oficiales. Madrid, ES: Agencia Estatal Boletín Oficial del Estado.
Pagès, J., & Santisteban, A. S. (2008). La educación para la ciudadanía hoy. Wolters Kluwer. Recuperado de https://www.academia.edu/33752984/La_Educaci%C3%B3n_para_la_Ciudadan%C3%ADa_hoy_1
Sant, E. (2019). Democratic education: a theoretical review (2006–2017). Review of Educational Research, 89(5), 655-696. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654319862493
Spring, J. (2004). How educational ideologies are shaping global society. Mahwah, NJ: LEA.
Unesco. (2018). Preparing teachers for global citizenship education: a template. Bangkok: Unesco Digital Library.
Universitat Autònoma de Barcelona. (2017). Acta de la Junta Permanent de 6 d’abril de 2017. Recuperado de https://www.uab.cat/servlet/BlobServer?blobtable=Document&blobcol=urldocument&blobheader=application/pdf&blobkey=id&blobwhere=1345763740920&blobnocache=true
Universitat Autònoma de Barcelona. (2018). Grado de educación primaria. Recuperado de https://ddd.uab.cat/pub/memtit/2009/149661/MemoriaWebGrauEdPrimaria_042018.pdf
Universitat Autònoma de Barcelona. (2021). Guías docentes de las asignaturas. Recuperado de https://www.uab.cat/web/estudiar/listado-de-grados/plan-de-estudios/guias-docentes/educacion-primaria-1345467893062.html?param1=1229413437355
Westheimer, J., & Kahne, J. (2004). What kind of citizen? The politics of educating for democracy. American Educational Research Journal, 41(2), 237-269. DOI: https://doi.org/10.3102/00028312041002237
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.