‘Das religiosas para as religiosas’: um estudo sobre a construção narrativa de professoras intelectuais na Revista Grande Sinal (1968-1969)
Resumo
Esse estudo utiliza publicações de 1968 e 1969 da Revista Grande Sinal para analisar publicações de três educadoras católicas, Catarina Nourry, Irany Vidal Bastos e Sylvia Villac, que publicaram na revista, a fim de compreender como a apropriação da docência articulada à vida religiosa permitiu estratégias para estruturar seus projetos para a sociedade. A pesquisa analisa o impresso utilizando o método de Bardin (2011) e as categorias de representação, de Chartier (2002), campo religioso, de Bourdieu (2007) e intelectual, de Sirinelli (2003), ancorando-se também nos estudos de Rosado-Nunes e Orlando para compreender a vida religiosa feminina e a utilização de impressos por intelectuais, respectivamente. Os resultados indicam que essas intelectuais estavam conscientes das dificuldades e percalços impostos por um contexto considerado repressivo no âmbito religioso, de gênero e político, e dentro dele, elas utilizaram de estratégias de comunicação para veicular não apenas suas ideias, mas seus trabalhos no campo religioso e educacional, construindo uma interlocução dentro da intelectualidade vigente e contribuindo com pautas progressistas, resultantes de alinhamentos com marcos importantes, como o Concílio Vaticano II, a Reunião de Medellín (1969) além de reflexões dentro e fora da religião, veiculando assim projetos que garantissem uma formação integral para além da religiosa à suas leitoras.
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