<b>Novas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professor</b> - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.16485

  • Suênia Lino Molin Mestrado de Educação, Universidade do Vale do Itajaí
  • André Luís Alice Raabe Mestrado de Educação, Universidade do Vale do Itajaí
Palavras-chave: formação continuada, tecnologias de informação e comunicação, prática pedagógica, Proinfo integrado

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou as percepções de um grupo de professores sobre possíveis transformações ocorridas em suas práticas pedagógicas após terem participado do Curso de Formação Continuada ‘Introdução à Educação Digital, evento promovido pelo Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado e desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE de Itajaí, Estado de Santa Catarina. Os dados foram coletados mediante a aplicação de dois questionários denominados de pré-curso e pós-curso. Os resultados apontaram que, após a participação no referido curso, ocorreram mudanças na prática pedagógica, com incremento no uso técnico-pedagógico do computador e introdução dos recursos mais avançados. A pesquisa, contudo, também revelou que o número de professores que usam o computador nas atividades com os alunos é ainda pequeno e este uso restringe-se aos laboratórios de Informática das escolas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-11-14
Como Citar
Molin, S. L., & Raabe, A. L. A. (2012). <b>Novas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professor</b&gt; - doi: 10.4025/actascieduc.v34i2.16485. Acta Scientiarum. Education, 34(2), 249-259. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v34i2.16485
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas