<b>Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico

  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: trabalho pedagógico, interlocução, pesquisa em educação, comunidade acadêmica

Resumo

Neste artigo, descreve-se a vivência em comunidade acadêmica, sistematizando-a como processo de interlocução e, nesse sentido, trabalho pedagógico. O campo empírico sobre o qual se argumenta é a (con)vivência no grupo de pesquisa, com orientandos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) na área de educação que necessitam pesquisar, sistematizar, escrever e argumentar. O objetivo é analisar uma vivência, considerando-a como um saber que, na interlocução com outros autores e submetida à sistematização, produz conhecimento. A comunidade acadêmica, nesse contexto, é dialeticamente configurada como escolha e como possibilidade, ainda que em condições que conspiram para o individualismo acadêmico produtivista. Resultam então, organizados em uma sequência na qual os argumentos vão se apresentando e estruturando, três seções interdependentes, nas quais se abordam o conceito de comunidade acadêmica ora sistematizado e a concepção de interlocução para, então, argumentar que são a base para entender o trabalho de orientação de produções acadêmicas como pedagógico. Organizada na perspectiva de comunidade acadêmica, a orientação de trabalhos acadêmicos revela-se como um modo de romper com o mero atender às demandas impostas ao trabalho pedagógico, para, a partir do interior desse trabalho, prospectar modos de, interativamente, recriá-lo, tornando-o mais humanizado e, por isso, mais próprio dos sujeitos.   .

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação
Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM
Bolsista Produtividade CNPq

Publicado
2016-12-15
Como Citar
Ferreira, L. S. (2016). <b&gt;Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico. Acta Scientiarum. Education, 39(1), 103-111. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.27949
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas