<b>Comunidade acadêmica: a orientação como interlocução e como trabalho pedagógico
Resumo
Neste artigo, descreve-se a vivência em comunidade acadêmica, sistematizando-a como processo de interlocução e, nesse sentido, trabalho pedagógico. O campo empírico sobre o qual se argumenta é a (con)vivência no grupo de pesquisa, com orientandos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) na área de educação que necessitam pesquisar, sistematizar, escrever e argumentar. O objetivo é analisar uma vivência, considerando-a como um saber que, na interlocução com outros autores e submetida à sistematização, produz conhecimento. A comunidade acadêmica, nesse contexto, é dialeticamente configurada como escolha e como possibilidade, ainda que em condições que conspiram para o individualismo acadêmico produtivista. Resultam então, organizados em uma sequência na qual os argumentos vão se apresentando e estruturando, três seções interdependentes, nas quais se abordam o conceito de comunidade acadêmica ora sistematizado e a concepção de interlocução para, então, argumentar que são a base para entender o trabalho de orientação de produções acadêmicas como pedagógico. Organizada na perspectiva de comunidade acadêmica, a orientação de trabalhos acadêmicos revela-se como um modo de romper com o mero atender às demandas impostas ao trabalho pedagógico, para, a partir do interior desse trabalho, prospectar modos de, interativamente, recriá-lo, tornando-o mais humanizado e, por isso, mais próprio dos sujeitos. .
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.