<b>Do encontro da saúde com a educação: o escolanovismo e seus desdobramentos em debate
Resumo
A presente investigação, apoiada em noções foucaultianas, tem como objetivo analisar os jogos discursivos sediados no encontro entre os campos da saúde e da pedagogia brasileiras a partir dos anos 1920, encontro este protagonizado, sobretudo, pelo escolanovismo. Para tanto, foram analisadas, no primeiro momento, algumas obras da coleção Bibliotheca de Educação a cargo de autores-chave do Movimento da Escola Nova, nas quais avulta o primado de que a cognição estaria subordinada a processos pertinentes à fisiologia cerebral. No segundo momento, procedeu-se à sondagem, num conjunto de periódicos educacionais contemporâneos, de estudos dedicados a criticar os vieses higienistas, ideológicos ou normativos supostamente inerentes ao escolanovismo, cujas análises mostraram-se cativas de uma abordagem denunciadora das relações de poder-saber ali vigentes, tendo estas, segundo os autores recenseados, gerado indefectíveis efeitos patologizantes às práticas escolares. À guisa de conclusão, aventou-se um giro analítico capaz de pôr em xeque abordagens apoiadas nas noções apriorísticas de desenvolvimento, esclarecimento e representação, em favor de reflexões voltadas ao jogo ininterrupto entre processos de subjetivação e políticas de veridicção que demarcam a atualidade educacional.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.