<b>Do encontro da saúde com a educação: o escolanovismo e seus desdobramentos em debate

  • Marcelo Rito Universidade de São Paulo
  • Julio Groppa Aquino Universidade de São Paulo
Palavras-chave: escola nova, bibliotheca de educação, Michel Foucault.

Resumo

A presente investigação, apoiada em noções foucaultianas, tem como objetivo analisar os jogos discursivos sediados no encontro entre os campos da saúde e da pedagogia brasileiras a partir dos anos 1920, encontro este protagonizado, sobretudo, pelo escolanovismo. Para tanto, foram analisadas, no primeiro momento, algumas obras da coleção Bibliotheca de Educação a cargo de autores-chave do Movimento da Escola Nova, nas quais avulta o primado de que a cognição estaria subordinada a processos pertinentes à fisiologia cerebral. No segundo momento, procedeu-se à sondagem, num conjunto de periódicos educacionais contemporâneos, de estudos dedicados a criticar os vieses higienistas, ideológicos ou normativos supostamente inerentes ao escolanovismo, cujas análises mostraram-se cativas de uma abordagem denunciadora das relações de poder-saber ali vigentes, tendo estas, segundo os autores recenseados, gerado indefectíveis efeitos patologizantes às práticas escolares. À guisa de conclusão, aventou-se um giro analítico capaz de pôr em xeque abordagens apoiadas nas noções apriorísticas de desenvolvimento, esclarecimento e representação, em favor de reflexões voltadas ao jogo ininterrupto entre processos de subjetivação e políticas de veridicção que demarcam a atualidade educacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rito, Universidade de São Paulo

Depto. de Filosofia da Educação e Ciências da Educação

 

Julio Groppa Aquino, Universidade de São Paulo

Depto. de Filosofia da Educação e Ciências da Educação.

 
Publicado
2017-04-17
Como Citar
Rito, M., & Aquino, J. G. (2017). <b&gt;Do encontro da saúde com a educação: o escolanovismo e seus desdobramentos em debate. Acta Scientiarum. Education, 39(2), 163-173. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.32688
Seção
História e Filosofia da Educação