<b>Federalismo y educación en el Brasil republicano: dilemas de la organización educacional (1889-1930)

  • Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Carlos Henrique de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia
  • Wenceslau Gonçalves Neto Universidade Federal de Uberlândia
Palabras clave: federalismo, educación, centralización, descentralización

Resumen

El artículo analiza la relación entre federalismo y educación en Brasil durante la Primera República (1889-1930). El objetivo del texto es acompañar el debate sobre la escuela pública en el País, en un ambiente marcado por el nuevo sistema de gobierno, buscando comprender cómo la educación fue ‘acomodada’ tras la formación de la federación brasileña, a partir de la promulgación de la Constitución republicana de 1891. Esta Ley Mayor dará continuidad a los principios de la descentralización firmados por el Acto Adicional de 1834. De esta forma, la responsabilización por la instrucción primaria, a lo largo de la Primera República, ‘oscila’ acerca de las discusiones sobre centralización y descentralización. Tales consideraciones requieren, por lo tanto, reflexiones sobre los conceptos de federalismo y educación, en el ámbito de las relaciones que el nuevo Estado establece con los entes de la federación (estados o incluso con los municipios), configurando una especie de ‘federalismo a la brasileña’.

 

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Biografía del autor/a

Ana Emília Cordeiro Souto Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia
Doutora em Educação pela UFU, Mestra em Educação na UFU (2007), Especialização em Psicopedagogia pela FEIT/ISEPI/UEMG (2000/2001), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1998). Atuou como professora do Lar Espirita Maria José Fratari (1993/95), Sócia e Supervisora Pedagógica do Centro Educacional Construir (1996/2000), Professora P-1 e Vice-Diretora da Escola Centro Social Urbano da Rede Municipal de Ensino de Ituiutaba (1992/2002), exerce o cargo de Analista Educacional pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais na Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba desde (2002). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: instituição escolar, gestão escolar, pedagogia de projetos.
Carlos Henrique de Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2003) e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa (2008). É professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). Membro dos Conselhos Editoriais das Revista Cadernos de História da Educação (da Faculdade de Educação, UFU); História & Perspectivas (do Instituto de História, UFU); Conselho Editorial Nacional da Revista Acta Scientiarum Education (da Universidade Estadual de Maringá) e integrante do Conselho Científico da Revista Educação em Foco (Universidade Federal de Juiz de Fora). É consultor ad-hoc de periódicos especializados, editoras e agências de fomento. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, nos biênios 2009-2011 e 2011-2013. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira; educação e imprensa; igreja católica e educação, no Brasil e em Portugal. É pesquisador da FAPEMIG ( no Programa Pesquisador Mineiro) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É membro da Câmara de Ciências Humanas Sociais e Educação (CHE) da FAPEMIG.
Wenceslau Gonçalves Neto, Universidade Federal de Uberlândia
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1976), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1983), doutorado em História pela Universidade de São Paulo (1991) e estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa (2005-2006). Professor da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Professor Titular aposentado do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação (NEPHE) da UFU. Membro dos conselhos editoriais e/ou científicos das revistas Cadernos de História da Educação (UFU), História em Revista (UEG), Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU), Educação em Foco (UFJF), História & Perspectivas (UFU), Acta Scientiarum. Education (UEM), Cadernos de Pesquisa em Educação (UFES) e Revista Alpha (UNIPAM). Foi membro do Conselho Diretor da Revista Brasileira de História da Educação (2007-2013) e do Conselho Editorial da Revista Brasileira de História (1998-2001). Foi Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) em dois mandatos consecutivos (2009-2011 e 2011-2013). Também foi Vice-Presidente da SBHE (2007-2009). É membro do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEP) da UNIUBE. Desenvolve pesquisas no campo da História da Educação, no qual tem investigado a organização da instrução pública no período de 1889 a 1930 (Primeira República), com ênfase no estado de Minas Gerais. É professor dos programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em História e em Educação da UFU e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro, da FAPEMIG.
Publicado
2016-05-11
Cómo citar
Ferreira, A. E. C. S., Carvalho, C. H. de, & Gonçalves Neto, W. (2016). <b&gt;Federalismo y educación en el Brasil republicano: dilemas de la organización educacional (1889-1930). Acta Scientiarum. Education, 38(2), 109-120. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.26897
Sección
História da Educação