<b>Envolvimento parental e a inclusão de alunos com autismo

  • Rosanita Moschini Vargas Universidade Federal de Santa Maria
  • Carlo Schmidt Universidade Federal de Santa Maria
Palavras-chave: família, transtorno do espectro autista, inclusão educacional.

Resumo

 

O Transtorno do Espectro Autistase caracteriza por dificuldades importantes nas áreas da comunicação social, havendo restrição de atividades e interesses. Tais características podem contribuir para o afastamento dessas crianças e de suas famílias de ambientes sociais, tais como a escola. Esse cenário destaca a necessidade de uma aproximação entre os contextos familiar e escolar para que a inclusão possa se constituir como um dispositivo de desenvolvimento e aprendizagem. OEnvolvimento Parental se refere às práticas educativas que os pais desenvolvem em relação aos filhos, incluindo o envolvimento com a escola. Este artigo se constitui comouma revisão sobre o conceito de envolvimento parental e sobre os modelos teóricos que contemplam as relações entre família e escola. Identificaram-se poucos estudos sobre esse tema relacionados com a inclusão de pessoas com TEA, o que sugere a necessidade de investigações que contemplem a temática em questão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosanita Moschini Vargas, Universidade Federal de Santa Maria
Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/ UFSM (2013); Especializanda em Infância e Família: Avaliação, Prevenção e Intervenção pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ UFRGS (2014); Especializanda em Organização Pedagógica da Escola: Orientação Educacional pelo Centro Universitário Internacional/ UNINTER (2014); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário La Salle, UNILASALLE (2005); Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS (2003); Membro da Diretoria e Comissão Científica da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção RS/ ABPpRS (Gestão 2011 - 2013/ 2014-2016). Tem 17 anos de experiência na área de Educação, com ênfase em educação básica (rede pública e privada), alfabetização e inclusão escolar, bem como em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atua nas áreas de educação básica e educação superior, principalmente nos seguintes temas: pedagogia; formação de professores; psicopedagogia; educação especial; inclusão escolar; relação família- escola; autismo.
Carlo Schmidt, Universidade Federal de Santa Maria
POSSUI GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA PELA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (1997), MESTRADO E DOUTORADO EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (2004/2008) . ATUALMENTE É PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. ATUA NAS AREAS DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA, COM ÊNFASE EM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TGDs), PRINCIPALMENTE COM OS SEGUINTES TEMAS: AUTISMO, TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO E FAMÍLIA, INTERVENÇÃO PRECOCE E INCLUSÃO.
Publicado
2017-04-17
Como Citar
Vargas, R. M., & Schmidt, C. (2017). <b&gt;Envolvimento parental e a inclusão de alunos com autismo. Acta Scientiarum. Education, 39(2), 207-217. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.26423
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas