<b>A (des)organização da educação primária no Vale do Paraíba paulista: entre escolas isoladas e grupos escolares (1893-1908)
Resumo
O artigo analisou a organização da escola primária na região do Vale do Paraíba paulista entre os anos de 1893 a 1908, período marcado pelas primeiras ações republicanas para esse segmento de ensino. O principal objetivo foi averiguar se, de fato, havia uma diferenciação entre os grupos escolares e as escolas isoladas da região, no que tange à estrutura material, à organização do ensino e à atuação didático-pedagógica dos professores, levando em consideração que essas distinções foram legitimadas pela literatura especializada. As fontes foram compostas por relatórios e ofícios de diretores dos grupos escolares, de inspetores de ensino e de professores de escolas isoladas, além de jornais regionais e do Anuário do Ensino do Estado de São Paulo de 1907/1908. Conclui-se que, diferentemente das interpretações consagradas sobre o tema, a região apresentou imbricações e ingerências mútuas entre esses modelos escolares, especialmente pelas similaridades manifestas no cotidiano escolar. Essa realidade suscitou possibilidades de novos olhares sobre as composições da escola primária em seus diferentes contextos, partindo do pressuposto de que formas escolares anteriores ao paradigma do ensino considerado moderno – graduado, simultâneo e intuitivo – não só resistiram como encontraram espaços de convivência e confluência.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.