<b>As representações sociais na construção da identidade profissional e do trabalho docente
Resumo
O objetivo desse artigo é partilhar do debate acadêmico sobre os modos de construção da identidade profissional dos docentes da Educação Básica e suas representações sociais sobre a profissão. Foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada, envolvendo 19 professores de uma escola de Educação Básica do interior paulista. Os dados geraram três categorias de análise: a identidade e a atuação profissional dos professores e suas representações sobre a profissão docente; a construção da autonomia com vistas à efetivação de práticas educativas emancipatórias; e o senso crítico-ideológico do professor em seu contexto de atuação. O aporte epistemológico centrou-se nos estudos sobre representações sociais e profissionalização docente. Os resultados confirmaram que as estruturas sociais e culturais, historicamente constituídas, foram determinantes na construção da identidade profissional dos sujeitos da pesquisa e de suas representações sociais sobre a profissão.
Downloads
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.