<b>As representações sociais na construção da identidade profissional e do trabalho docente

Palavras-chave: representação social, identidade docente, profissionalização.

Resumo

O objetivo desse artigo é partilhar do debate acadêmico sobre os modos de construção da identidade profissional dos docentes da Educação Básica e suas representações sociais sobre a profissão. Foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada, envolvendo 19 professores de uma escola de Educação Básica do interior paulista. Os dados geraram três categorias de análise: a identidade e a atuação profissional dos professores e suas representações sobre a profissão docente; a construção da autonomia com vistas à efetivação de práticas educativas emancipatórias; e o senso crítico-ideológico do professor em seu contexto de atuação. O aporte epistemológico centrou-se nos estudos sobre representações sociais e profissionalização docente. Os resultados confirmaram que as estruturas sociais e culturais, historicamente constituídas, foram determinantes na construção da identidade profissional dos sujeitos da pesquisa e de suas representações sociais sobre a profissão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Abou Gebran, Universidade do Oeste Paulista
Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Oeste Paulista e coordenador pedagógico do curso de Pedagogia do Instituto Educacional de Assis (IEDA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologia do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ação docente, construção do conhecimento, ensino fundamental, ensino-aprendizagem e ensino de geografia.
Zizi Trevizan, Universidade do Oeste Paulista
Doutorado e Mestrado em Letras; Docente Pesquisadora na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, no Brasil: Assis – SP e em Presidente Prudente – SP, onde se aposentou em 1995. Docente Pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação na Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente (SP), desde 1995, onde foi Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2005 – 2013). Autora e coautora de livros, capítulos de livros e artigos em Semiótica e Educação: ensino aprendizagem de linguagens verbais e não verbais. Membro dos Grupos de Pesquisa: Contexto Escolar e Processo de Ensino Aprendizagem: Ações e Interações – Universidade do Oeste Paulista – Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação); Brasil: Presidente Prudente - SP. e Centro de Estudos de Leitura de Literatura Infantil e Juvenil/ Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. CELLIJ - Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Educação); Brasil: Presidente Prudente – SP.
Publicado
2018-04-16
Como Citar
Gebran, R. A., & Trevizan, Z. (2018). <b&gt;As representações sociais na construção da identidade profissional e do trabalho docente. Acta Scientiarum. Education, 40(2), e34534. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.34534
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas