<b>A arquitetura escolar na construção do imaginário republicano

Palavras-chave: arquitetura, educação, República, imaginário.

Resumo

 

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, ainda em andamento, sobre instituições escolares. Tem por objeto de estudo o Grupo Escolar Barão de Mipibu, com recorte temporal de 1909 a 1920. Objetiva analisar, através do grupo escolar em estudo, como a arquitetura escolar contribuiu com a construção do imaginário republicano na sociedade norte-rio-grandense. Para embasar este trabalho, foram utilizados alguns autores, a saber: Moreira (2005), Escolano (2001), Bencostta (2005) e Le Goff (2004). Compreende-se que este estudo é importante para colaborar com a História da Educação brasileira, bem como com a da escola primária no Brasil. Por fim, entende-se que o Grupo Escolar Barão de Mipibu, inserido no contexto de criação de grupos escolares pelo país, foi instrumento da formação do imaginário social republicano por meio do seu espaço físico e da sua arquitetura.

 

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Biografia do Autor

Paula Lorena Cavalcante Albano da Cruz, Universidade Federal do rio Grande do Norte
Douranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, Mestre em Educação Pela UFRN, Bacharel e licenciada em História pela UFRN. Atuo em pesquisas na área de História da Educação e Ensino de História.
Maria Inês Sucupira Stamatto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
É professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Educação ? Mestrado e Doutorado ? UFRN. É graduada e licenciada em História (URFGS), mestre em Ciência Política (UFRGS), doutora em História (Sorbonne), pós-doutora em Educação pela Université de Québéc à Montreal ? UQAM/Canadá. É vice-líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero/diretório do CNPq, e coordenadora dos projetos de pesquisa ?Livro Didático: História do ensino de História no Brasil (1808-2008)? e ?A Lei e a Escola: uma história da escola no Brasil (1808-2008)?.
Publicado
2018-03-01
Como Citar
Cruz, P. L. C. A. da, & Stamatto, M. I. S. (2018). <b&gt;A arquitetura escolar na construção do imaginário republicano. Acta Scientiarum. Education, 40(2), e35554. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.35554
Seção
História da Educação