Comunidades de prática de professores: repertório compartilhado no ensino fundamental

Palavras-chave: formação de professores; educação básica; trabalho colaborativo; realidade escolar.

Resumo

Ao dialogar sobre a formação de professores, percebe-se um movimento em busca de uma auto-formação, ou formação centrada na escola, a qual inicie e culmine nas necessidades e demandas oriundas do contexto dos professores. Uma possibilidade que tem sido estudada e ampliada para diversas áreas da educação é a utilização de comunidades de prática na promoção da reflexão, autonomia, engajamento e transformação dos contextos e situações adversas. Deste modo, as Comunidades de Prática fomentam um novo olhar sobre a formação de professores, assim, com este estudo, buscou-se analisar o processo de cultivo inicial de comunidades de prática, observando os repertórios compartilhados de quatro contextos escolares de professores dos anos finais do ensino fundamental. Foram sujeitos participantes 63 professores de quatro escolas (estaduais e municipais) de um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Como resultado, foram analisadas as interações iniciais e a primeira intervenção para com estes contextos, de modo que se identifique aspectos positivos e negativos na prática dos professores, bem como, na relação destes para com seus pares e comunidade escolar. A principal dificuldade encontrada versou sobre a falta de comprometimento escolar dos estudantes e também da família para com o processo de aprendizagem no retorno ao ensino presencial. Em contrapartida, o aspecto positivo mais salientado foi o retorno ao ambiente escolar após período de ensino remoto emergencial. Destaca-se a importância de estabelecer um processo cíclico e dinâmico na interação e colaboração entre pesquisadores e educação básica, de modo que seja efetivo o auxílio no ambiente escolar, utilizando-se de dados para contribuir diretamente na escola, e não apenas para registro de pesquisa.

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Publicado
2025-05-05
Como Citar
Soares, R. G., Viçosa, C. S. C. L., Coutinho, C., & Ruppenthal, R. (2025). Comunidades de prática de professores: repertório compartilhado no ensino fundamental . Acta Scientiarum. Education, 47(1), e66485. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.66485
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas