Aprendizagem colaborativa em formato remoto entre professores/as de diferentes contextos educativos

Palavras-chave: aprendizagem cooperativa; formação de professores; formação continuada; educação básica; educação inclusiva; inovação.

Resumo

O domínio da leitura e da escrita pela população em idade escolar tem sido um desafio para a educação brasileira. Com atenção a este desafio, está sendo realizada uma pesquisa-ação, voltada à promoção de aprendizagem colaborativa, envolvendo unidades escolares de três regiões brasileiras e pesquisadores/as de sete universidades. Os objetivos da pesquisa são: avaliar a validade, viabilidade e efetividade de intervenções colaborativas, propiciadas por uma parceria universidade/escola, que levem ao adensamento de práxis pedagógicas dirigidas ao domínio pleno da escrita de alunos em contextos de diversidade, a partir da instrumentalização teórico-prática de docentes da Educação Básica, em diferentes linguagens. O desenvolvimento do trabalho ocorreu de abril de 2019 a março de 2020, de modo presencial, e desde abril de 2020 de modo remoto, com encontros síncronos, utilizando-se a estrutura para ensino remoto de uma universidade federal. Este artigo tem por objetivos analisar os ganhos e perdas na adaptação da pesquisa ao contexto remoto, bem como sistematizar e refletir criticamente os conhecimentos produzidos entre maio de 2020 e dezembro de 2021, tendo como base os registros digitais das atividades de aprendizagem colaborativa realizadas online. Esta etapa envolveu atividades de aprendizagem colaborativa de professores/as da educação básica, a partir da adaptação do modelo Lesson Study. Todas as atividades realizadas são gravadas em vídeo e algumas delas são foco das análises apresentadas neste artigo. Como resultados até o momento, verificou-se que, por um lado, a aprendizagem colaborativa entre pares, promovida na pesquisa, vem possibilitando interação entre professores/as de diferentes regiões do país (e entre as crianças), adensando e diversificando suas práxis em sala; por outro, identifica-se, ainda, apropriação pouco autônoma, por parte dos/as participantes, de pressupostos teóricos e conceitos discutidos e pactuados coletivamente como diretrizes para a elaboração de práticas pedagógicas inovadoras.

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Publicado
2025-05-05
Como Citar
Duarte, R. M., Kassar, M. de C. M., Oliveira, I. A. de, & Cordeiro, K. M. (2025). Aprendizagem colaborativa em formato remoto entre professores/as de diferentes contextos educativos . Acta Scientiarum. Education, 47(1), e66584. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.66584
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas