Representações de Nacionalismo e Patriotismo nas Escolas de Ensino Primário de Caxias do Sul (1939-1955)
Resumo
Este estudo tem como propósito analisar as representações sobre o nacionalismo articuladas às concepções de uma educação progressista, presentes nas práticas e materiais que compuseram a cultura escolar no ensino primário do município de Caxias do Sul, situado na serra gaúcha, entre os anos de 1939 e 1955. Para tanto, o estudo é desenvolvido na perspectiva da História Cultural, pensando “[...] a cultura como um conjunto de significados partilhados e construídos pelos homens para explicar o mundo” (Pesavento, 2012, p. 15); no entendimento de que as representações estão imbricadas em uma multiplicidade de formas que os sujeitos têm de se expressar: textos escritos, imagens, rituais, práticas, discursos e materiais (Chartier, 2002). Nessa perspectiva, esta pesquisa é amparada metodologicamente na análise documental, tendo como fontes: fotografias, circulares, Programas de Ensino, um periódico Pedagógico intitulado Despertar – documentos produzidos pelo órgão público de ensino – e outros meios impressos, produto de uma imprensa local. Estas fontes foram acessadas a partir do Arquivo Histórico João Spadari Adami de Caxias do Sul e da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Como considerações, o estudo permitiu reconhecer que nesta região do sul do país, as ideias de renovação das práticas pedagógicas circulavam por entre as escolas públicas com o incentivo e a organização do órgão municipal de ensino, de uma série de proposições que mesclavam ações e materiais tidos como modernos, com práticas que exercitavam condutas para o fortalecimento de um espírito patriótico, constituinte de um modelo de cidadão brasileiro projetado pelas ideias nacionalistas.
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Referências
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