Memes, educação on-line e formação de professores na cultura digital

Palavras-chave: educação; formação de professores; cultura digital.

Resumo

A cultura dos memes se efetiva pelo exercício de autoria em rede e pela ludicidade que cada sujeito imprime à dinâmica comunicacional da cultura digital. Deste modo, é fundamental compreender como a linguagem dos memes produz situações de aprendizagem, e sobretudo como pode estimular práticas pedagógicas inovadoras. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar quais sentidos, significados e competências digitais os memes da internet podem mobilizar no processo de formação de professores. O texto apresenta uma pesquisa do tipo qualitativa de cunho bibliográfica e teve como principal instrumento de produção de dados um questionário on-line, aplicado via Google Forms, a uma turma de professores e professoras em formação inicial, vinculados a uma instituição de ensino superior do interior de Sergipe no ano de 2023. O trabalho conclui que os memes desafiam a formação de professores ao passo que podem estimular o desenvolvimento de estratégias didáticas e competências digitais que permitem situações de aprendizagem mobilizadas pela comicidade, autoria on-line, pela curadoria de conteúdos, interatividade e pela aprendizagem colaborativa.

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Publicado
2025-07-11
Como Citar
Oliveira, K. E. de J., Porto, C. de M., & Rabelo, S. F. (2025). Memes, educação on-line e formação de professores na cultura digital. Acta Scientiarum. Education, 47(1), e71096. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v47i1.71096
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas