Memes, educação on-line e formação de professores na cultura digital
Resumo
A cultura dos memes se efetiva pelo exercício de autoria em rede e pela ludicidade que cada sujeito imprime à dinâmica comunicacional da cultura digital. Deste modo, é fundamental compreender como a linguagem dos memes produz situações de aprendizagem, e sobretudo como pode estimular práticas pedagógicas inovadoras. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar quais sentidos, significados e competências digitais os memes da internet podem mobilizar no processo de formação de professores. O texto apresenta uma pesquisa do tipo qualitativa de cunho bibliográfica e teve como principal instrumento de produção de dados um questionário on-line, aplicado via Google Forms, a uma turma de professores e professoras em formação inicial, vinculados a uma instituição de ensino superior do interior de Sergipe no ano de 2023. O trabalho conclui que os memes desafiam a formação de professores ao passo que podem estimular o desenvolvimento de estratégias didáticas e competências digitais que permitem situações de aprendizagem mobilizadas pela comicidade, autoria on-line, pela curadoria de conteúdos, interatividade e pela aprendizagem colaborativa.
Downloads
Referências
Bergson, H. (2004). O riso: ensaio sobre a significação da comicidade (I. C. Benedetti, Trad.). Martins Fontes.
Bentes, I. (2016, 31 outubro). A memética e a era da pós-verdade. Revista Cult. https://revistacult.uol.com.br/home/a-memetica-e-a-era-da-pos-verdade/
Chagas, V. (2020). A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital. Edufba.
Chagas, V. (2024). A cultura dos memes no Brasil. agendas e desafios de pesquisa sobre uma das únicas instituições que se mantêm de pé no paí. Edufba.
Knobel e Lankshear (2019). C. A new literacies sampler. Routledge.
Oliveira, K. E. J. (2020). A ciência dos memes e os memes da ciência: educação e divulgação científica na Cultura digital [Tese de Doutorado em Educação, Universidade Tiradentes].
Oliveira, K. E. J., Couto, E. S., & Porto, C. (2021). “Não sou obrigado a ser Cult”: o museu de memes enquanto espaço de Educação, Inovação e divulgação científica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, 30(64), 210-225. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p210-225
Oliveira, K. E., Porto, C., & Santos, E. (Orgs.), (2022). Memes e educação na cibercultura. Editus.
Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. (2016, 7 de abril). Esta Resolução dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana, na forma definida nesta Resolução. Ministério da Saúde. https://www.gov.br/conselho-nacional-de-saude/pt-br/atos-normativos/resolucoes/2016/resolucao-no-510.pdf/view
Santos, E. (2019). Pesquisa-formação na cibercultura. EDUFPI.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer suporte ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais).
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.