<b>O coordenador pedagógico como articulador da formação de professores e de sua identidade profissional

  • Miriam Santana Teixeira Universidade do Estado da Bahia
  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia
  • Mariana Moraes Lopes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Amilton Alves de Souza Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: coordenação pedagógica, formação continuada, educação de jovens e adultos.

Resumo

Esta pesquisa verificará como se desenvolvem as ações dos coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Salvador, na gestão da formação continuada de professores, mais especificamente dos que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Assim, este estudo observará se os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Salvador têm desenvolvido ações que favoreçam a formação continuada dos professores da EJA, tendo a escola como o locus desta formação. Desta forma, elegemos para realização desta pesquisa uma abordagem qualitativa e tomamos a pesquisa de campo como procedimento técnico, adotando a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos apontam para a necessidade do fortalecimento do papel do coordenador pedagógico, enquanto articulador da formação continuada de professores e como construtor da própria identidade profissional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miriam Santana Teixeira, Universidade do Estado da Bahia
Professora da Rede Municipal de Ensino da Salvador – Bahia. Especialista em Tecnologias em Educação e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em EJA, Universidade do Estado da Bahia.
Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia

Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento pela UFBA tem Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha. E-mail: antonioamorim52@gmail.com

Mariana Moraes Lopes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade Federal de São Carlos.
Amilton Alves de Souza, Universidade Federal da Bahia
Professor da Rede Municipal de Ensino de Araçás-Bahia. Doutorando do Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional e Muitidiciplinar em Difusão do Conhecimento – DMMDC, pela Universidade Federal da Bahia
Publicado
2018-06-15
Como Citar
Teixeira, M. S., Amorim, A., Lopes, M. M., & Souza, A. A. de. (2018). <b&gt;O coordenador pedagógico como articulador da formação de professores e de sua identidade profissional. Acta Scientiarum. Education, 40(3), e37961. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i3.37961
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas