<b><i>Rankings</i> acadêmicos na educação superior: mapeamento da sua expansão no espaço ibero-americano

  • Henrique da Silva Lourenço Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Adolfo Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Palavras-chave: ranking universitário, universidade, avaliação educacional.

Resumo

Neste artigo explora-se o universo dos rankings acadêmicos para mapear a sua expansão no espaço ibero-americano, tendo como foco principal os rankings promovidos pelo setor privado, principalmente pelo mercado editorial. Foi realizada pesquisa exploratória por meio de análises documentais e bibliográficas tomando como referência dados disseminados na Internet. A pesquisa revela a liderança assumida pela Espanha em termos de produção de rankings internacionais, com visível impacto regional, bem como a existência de três países latino-americanos (Chile, Brasil e México) que se caracterizam por terem em suas realidades nacionais rankings acadêmicos com trajetória e tradição bem definidas.

 

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Biografia do Autor

Henrique da Silva Lourenço, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Bacharel em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas em Educação da PUC-Campinas.
Adolfo Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Doutor em Ciências Sociais (Ciência Política) pela PUC-SP, com Pós-doutoramento em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Docente titular do Programa de Pósgraduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Publicado
2015-05-15
Como Citar
Lourenço, H. da S., & Calderón, A. I. (2015). <b><i>Rankings</i&gt; acadêmicos na educação superior: mapeamento da sua expansão no espaço ibero-americano. Acta Scientiarum. Education, 37(2), 187-197. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i2.23394
Seção
Políticas Públicas e Gestão