<b>‘Unleash your imagination’: os <i>fandoms</i> e a contribuição das <i>fanfictions</i> para o contexto educacional baseada no caso da narrativa de HIM

  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • Renata Tavares Benia Universidade Tiradentes
  • Daniella de Jesus Lima Universidade Tiradentes
Palavras-chave: educação, comunicação, convergência midiática, narrativa transmídia

Resumo

Perante a convergência midiática, as formas de produção e de disseminação dos conteúdos se alteram; porquanto, as práticas de escrita e de leitura também o fazem. A essa noção sugere-se, igualmente, que os sujeitos cercados pelas mídias apresentam novas posturas, em função do diálogo com elas. Na atual conjuntura, com o destaque das narrativas transmidiáticas, nasce um novo contexto no que compete à produção de conteúdos em relação à fruição do sujeito. Este passa a ser um autor, autor da própria história, mas de uma história que é caracterizada por traços de uma já existente, como é o caso das fanfictions. Logo, este estudo tem como finalidade abordar as fanfictions, tangenciando a convergência midiática, as narrativas transmidiáticas, de modo a ilustrar a ênfase para o eixo da educação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes
Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - UFBA. Mestrado em Letras e Linguística - UFBA. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa. É professora da categoria Professor Pleno da Pós-Graduação - PPPG - da Universidade Tiradentes - Unit, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e editora científica desta Instituição. Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Comunicação Empresarial, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). Dedica-se ao estudo de cibercultura, disseminação e divulgação da ciência em suporte online e impresso. Diretora da Editora Universitária Tiradentes - SE. Tem atuado, principalmente, nos seguintes temas: linguagem, comunicação, divulgação científica online, cultura e difusão científica, informática, memória, inovação e Internet. Possui experiência como editora de livros e periódicos, atuando na área do suporte impresso e online. Membro efetivo da ABNT no Comitê Brasileiro 14 - Informação e Documentação.

 

Renata Tavares Benia, Universidade Tiradentes

Graduanda em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Tiradentes. Bolsista de Iniciação Científica PROBIC/Unit no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura, da Universidade Tiradentes. Ganhadora do prêmio Expocom Regional 2015 na modalidade Fotografia Artística (Avulsa) na XXII Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação - Intercom. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia. Possui interesse na área de pesquisa em Comunicação e Fotografia com foco em análise de imagem, estética visual e antropologia visual.

 

Daniella de Jesus Lima, Universidade Tiradentes

Mestranda em Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, pela Universidade Tiradentes - Unit. Especialista em Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís de França - FSLF. Graduada em Letras Português pela Universidade Tiradentes - Unit. Desenvolve pesquisa na linha Educação e Comunicação, tendo como objeto de estudo a utilização de Narrativas Transmídia na Educação. Membro do grupo de pesquisa GETIC - Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura.

Publicado
2016-09-14
Como Citar
Porto, C. de M., Benia, R. T., & Lima, D. de J. (2016). <b>‘Unleash your imagination’: os <i>fandoms</i> e a contribuição das <i>fanfictions</i&gt; para o contexto educacional baseada no caso da narrativa de HIM. Acta Scientiarum. Education, 38(4), 373-382. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.30419
Seção
História da Educação