Leituras da relação entre cultura e qualidade na educação/educação física venezuelana: entre incursões teóricas e aportes de pesquisadores universitários

Palavras-chave: dimensões da cultura, qualidade educacional, educação física escolar, Venezuela

Resumo

Este texto apresenta dimensões da cultura e da qualidade na educação/educação física venezuelana por meio de incursões teóricas e aporte de professores-pesquisadores ligados a instituições de ensino superior. Constam dessa coleta documentos educacionais, referenciais teóricos e informações obtidas por meio de questionário online. Com base nos dados encontrados, examinou-se que a) o tema da cultura na produção de conhecimento em educação física na Venezuela ainda é incipiente; b) a cultura está presente na escola, embora pouco evidenciada na educação física, sendo geralmente associada a tradições e costumes; c) não é comum a tematização da educação física junto a termos como cultura física, cultura corporal e cultura de movimento; d) o marco teórico existente reveste-se de conteúdo esportivo, com influências da psicomotricidade e sociomotricidade; e) a qualidade da educação física é comprometida, em especial, pelo fato de o Estado visualizá-la como complementar às carências dos esportes institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Lima Rizzo, Instituto Federal do Paraná
Professor de Educação Física no Instituto Federal do Paraná (IFPR-Ivaiporã)Doutorando em Educação Física (UEM)
Larissa Michelle Lara, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Educação Física (UEM)

Doutora em Educação Física (UNICAMP)

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia (FAFIPA) e Educação Física (UEM)

Doutora em Educação (UEM)

Publicado
2019-01-02
Como Citar
Rizzo, M. A. L., Lara, L. M., & Souza, V. de F. M. de. (2019). Leituras da relação entre cultura e qualidade na educação/educação física venezuelana: entre incursões teóricas e aportes de pesquisadores universitários. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e34688. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.34688
Seção
História e Filosofia da Educação