<b>O Programa institucional de bolsas de iniciação à docência numa universidade da grande São Paulo: depoimentos, contradições e reflexões preliminares

  • Roger Marchesini de Quadros Souza Universidade Metodista de São Paulo
Palavras-chave: licenciatura, desvalorização do magistério, PIBID

Resumo

O texto apresenta um breve panorama das questões relativas à desvalorização do magistério (e a consequente crise das licenciaturas) e de algumas iniciativas no sentido de sua superação, no âmbito das Instituições de Ensino Superior e das Políticas Públicas de valorização do Magistério, voltadas a formação docente neste nível de Ensino. A partir da experiência inicial da implantação do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) proposta por uma Universidade da Grande São Paulo, este artigo aponta os impactos positivos, contradições e reflexões iniciais sobre sua implantação, tendo como material de análise o registro escrito dos depoimentos de professores que participam do referido Programa.

 

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Biografia do Autor

Roger Marchesini de Quadros Souza, Universidade Metodista de São Paulo
Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1982), especialização em Supervisão Escolar na Faculdade de Filosofia e letras de São Bernardo do Campo, Mestrado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade. pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Metodista de São Paulo, também ministrando aulas e Supervisionando a Elaboração dos TCCs no Curso de Pedagogia EaD. Ministra a Disciplina Didática do Ensino Superior em Pós-Graduação Lato Sensu na UGF e é Supervisor de TCCs do Curso de Pedagogia na modalidade EaD da UMESP. Tem Orientado Dissertações de Mestrado e Tese de Doutorado, além de participar em Bancas de Qualificação e Defesa em Pós-Graduação.Tem se dedicado em suas pesquisas, principalmente, aos seguintes temas: Políticas Públicas em Educação, Fracasso Escolar, Sociologia da Educação. Atua como Coordenador de área de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (CAPES - UMESP) envolvendo a participação das Licenciaturas da UMESP e escolas Públicas do Município de Mauá, de São Bernardo do Campo e do Estado de São Paulo
Publicado
2014-07-07
Como Citar
Souza, R. M. de Q. (2014). <b&gt;O Programa institucional de bolsas de iniciação à docência numa universidade da grande São Paulo: depoimentos, contradições e reflexões preliminares. Acta Scientiarum. Education, 36(2), 309-316. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v36i2.21926
Seção
Políticas Públicas e Gestão