Para compreender a proposta de alfabetização: o livro didático para o primeiro ano do ensino fundamental em foco

Palavras-chave: alfabetização; letramento; livro didático; teoria crítica da sociedade.

Resumo

Fundamentando-se na Teoria Crítica da Sociedade, este artigo tem como objetivo compreender a relação entre os encaminhamentos dados ao ensino e à aprendizagem inicial da língua escrita e a proposta de formação cultural para crianças em processo de alfabetização. Os dados foram coletados no livro didático ‘Aprender juntos: letramento e alfabetização’, destinado ao componente curricular letramento e alfabetização para o primeiro ano do ensino fundamental. As análises apontam que a proposta apresentada prioriza situações de vivência do uso social da leitura e da escrita, com poucas atividades voltadas ao estudo explícito das habilidades de ler e de escrever quaisquer palavras, frases ou textos. Apesar de este encaminhamento se pautar na ideia da necessidade de formar o sujeito crítico, ao enfatizar a forma (no dualismo forma e conteúdo), acaba concorrendo para a formação cuja ênfase é a adaptação à realidade vigente, portanto concorre para a pseudoformação.

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Publicado
2021-09-14
Como Citar
Freitas, V. A. de, & Galuch, M. T. B. (2021). Para compreender a proposta de alfabetização: o livro didático para o primeiro ano do ensino fundamental em foco. Acta Scientiarum. Education, 43(1), e46902. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.46902
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas